A Sustentabilidade Corporativa deixou de ser uma tendência para ganhar destaque entre os principais players do mercado. Cerca de 72% das empresas brasileiras consideram sustentabilidade parte da sua estratégia principal de negócio. Mas, apesar do crescente debate sobre Sustentabilidade Corporativa e as diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança), muitas empresas — especialmente as de pequeno e médio porte — ainda enfrentam uma barreira comum: o custo. Embora reconheçam a importância dessas práticas, elas alegam que os investimentos em tecnologias limpas, certificações e auditorias são inviáveis diante da realidade financeira atual.
Essa percepção, no entanto, pode ser ressignificada. Através de uma visita à Menos Lixo Assessoria e Consultoria Ambiental, que faz a gestão residual de empresas e outros tipos de instituições, percebi que a sustentabilidade não precisa começar com grandes investimentos ou mudanças estruturais. Há práticas simples e eficazes que podem ser adotadas de imediato. Agora mesmo você pode colocar em prática um plano de ação para gerar economia e ficar mais próximo dos selos ESG, que são baseados nas ODS da ONU. Ter uma certificação significa que a sua empresa segue um conjunto de princípios e processos que contribuem para a longevidade do seu negócio, além de atrair mais clientes, parceiros e investidores que valorizam a sustentabilidade.
“Existem várias ações voltadas para a área ambiental (água, emissão de gases, energia e muitas outras), mas a questão dos resíduos (que é a nossa expertise) é uma solução que, a curto prazo, você pode ver resultados. Por exemplo, você pode começar olhando o que está sendo gerado, a forma com que você está armazenando os resíduos e para onde ele está indo. Avaliar a possibilidade de captar água da chuva, utilizando-a para a lavação de pisos e outras demandas. Você vai economizar água e dinheiro. Uma gestão ambiental mais responsável gera economia, menor desperdício, menor consumo e maior eficiência operacional significa menos gastos — além de melhorar a imagem da empresa perante clientes e parceiros”, explica a engenheira ambiental e sanitarista Maria Gabriela Knapp, da Menos Lixo.
As empresas precisam entender que ter uma certificação ambiental é um diferencial valioso frente ao mercado e a concorrência. Os selos ESG não são inalcançáveis, mas exigem um processo contínuo e podem ser construídos aos poucos, a partir de ações internas e metas reais, adequadas ao porte e à capacidade de cada negócio.
Implementar ações sustentáveis também abre portas. Empresas que se alinham aos princípios ESG tornam-se mais atrativas para investidores, clientes e fornecedores que priorizam negócios conscientes e preparados para o futuro. A reputação sustentável é hoje um diferencial competitivo.
“Vou dar o exemplo de um case real aqui na Menos Lixo, que deixa muito claro que os compromissos ambientais são, sem dúvida, um diferencial estratégico no mercado. Um cliente de uma empresa que atendemos solicitou a ela certificações ambientais para continuar prestando serviços – uma exigência de dentro da cadeia de fornecedores. A empresa se viu obrigada a implementar ações voltadas ao ESG para não perder o cliente”, contou Gabriela, que ainda explicou que essa exigência está se tornando comum também aos olhos dos colaboradores. “Entendendo a importância da pauta, os próprios funcionários das empresas têm levado o assunto à direção das empresas”.

Portanto, adiar essa mudança é um erro estratégico. A sustentabilidade precisa deixar de ser vista como “custo” e passar a ser compreendida como investimento — acessível, inteligente e cada vez mais necessário.
Se você é gestor ou empreendedor, comece hoje! Pequenas mudanças podem gerar grandes impactos. E mais do que acompanhar uma tendência, sua empresa pode ser agente ativa de transformação no mercado e na sociedade.
“A Menos Lixo presta esse serviço voltado à questão residual atendendo diversas indústrias, empresas, municípios, universidades e escolas. Todos os locais geram resíduos, então todos precisam passar por uma consultoria para visualizarem os problemas e as soluções voltadas aos resíduos”, explicou Gabriela.
A Menos Lixo está localizada no Centro Executivo E.T Renovável, em Chapecó.
Endereço: Av. Getúlio Dorneles Vargas, 1183N – Centro, Chapecó – SC, 89803-003
Contato: (49) 99972-3666
Instagram: @menoslixoconsultoriaambiental