Neste final de semana, São Paulo foi palco do 2º Encontro Nacional de Consultores de Energia, o ENACE. A segunda edição do evento, que reuniu profissionais que atendem os consumidores de energia de todo o Brasil, foi um sucesso e consolidou-se como um dos mais importantes do setor para quem atua ou deseja ingressar na profissão do momento: o consultor de energia. O encontro contou com a presença de um público de 300 pessoas, entre expositores, consultores e convidados referências do setor, como: Fernando Mosna (diretor da ANEEL) e Rodrigo Limp (vice-presidente de regulação da Eletrobras).
O ENACE 2025 não foi apenas um congresso, mas uma verdadeira imersão onde consultores e líderes de todas as regiões do Brasil se reuniram para absorver conhecimento e, mais importante, para debater e cocriar o futuro do mercado energético.
A força do evento esteve na sua curadoria de conteúdo. Palestrantes que elevaram o nível, como Silla Motta, Vitor Mello, Thiago Bao, Alberto Nairo, Miriam Diniz, Vinicius Ayrão, entre outros, mediaram painéis, debates, palestras e práticas que trouxeram visões verdadeiramente disruptivas sobre inovação, mercado livre, armazenamento, geração distribuída, sustentabilidade, inteligência artificial e as novas tecnologias.

O evento, idealizado e guiado por Joi Energês, foi muito além da teoria. As dinâmicas que mexeram com o público garantiram que o aprendizado fosse prático, estimulando o networking e a troca de experiências de forma intensa e memorável. “É um evento criado para a Comunidade Energês, a área de membros mais completa para a formação do Consultor de Energia. Esse momento é a oportunidade que temos de nos ver presencialmente e consolidar parcerias que ocorrem de forma digital”, enfatizou a anfitriã.

Fernando Mosna, diretor da ANEEL, falou sobre o futuro do setor elétrico para consultores de energia, e também destacou a importância do ENACE: “Quando nós temos a oportunidade de participar de um evento como este, falar destes temas, agregamos conhecimento à nossa formação. O Encontro Nacional de Consultores é fundamental para o setor de energia”, destacou.

Um dos pontos altos do evento foram as parcerias entre os próprios consultores e com empresas expositoras que trouxeram possibilidades de novas soluções, como Prime Energy (Mercado Livre e Energia por assinatura), Gedisa (Energia por assinatura), Bao Ribeiro (Jurídico, contábil e tributário), GreenYellow (Soluções em energia), I3 Engenharia (Projetos elétricos), 28k (Marketing para energia) e Rogow (Inteligência energética).
O sucesso do ENACE 2025 confirma que, em um mercado em constante e acelerada transformação, a qualificação e o posicionamento estratégico do consultor de energia são cruciais. A troca de conhecimento e as conexões feitas nesses dois dias em Alphaville são o que diferencia os profissionais preparados para liderar a transição energética do país.
“Um evento maravilhoso. A Energês está de parabéns! Gente de peso, de conhecimento e de base”, destacou Anderson Carvalho, que é consultor de energia em Goiânia e viajou mais de 900 km para participar do evento. Carlos Eduardo Borges, de Campo Grande-MS, enfatizou que a distância percorrida valeu cada minuto: “A entrega nos dois dias de evento foi surreal. Valeu muito o investimento.”
O Encontro Nacional de Consultores de Energia não apenas se consolidou no setor, ele elevou o patamar da consultoria de energia no Brasil. Agora, é aplicar todo esse aprendizado e gerar resultados extraordinários!