O importante papel dos sebos na economia circular

Thiago Carvalho

Jornalista & Fundador - Eu Mais Sustentável

Já não é novidade falar sobre os inúmeros benefícios da leitura e seus reflexos positivos na saúde mental. No entanto, a produção de livros também tem um impacto ambiental significativo. A confecção de um único exemplas em papel, por exemplo, pode emitir cerca de 7,5 kg de CO₂, considerando etapas como impressão, distribuição e descarte. Além disso, a produção de uma tonelada de papel pode consumir até 24 árvores adultas. E não para por aí: tinta, cola, energia e embalagens plásticas também são utilizadas no processo industrial.

Diante disso, surge a pergunta: o que fazer para ser um leitor mais consciente e sustentável? Encontrei uma resposta na economia circular — especialmente no importante papel dos sebos. E, caso você não saiba o que é um sebo, eu te explico de forma simples: são livrarias com um ar mais retrô, repletas de clássicos e também de títulos contemporâneos, todos de segunda mão.

Os sebos contribuem para estender o ciclo de vida dos livros, reduzindo a necessidade de produzir novos exemplares. Isso significa menor demanda por recursos naturais e menor geração de resíduos. Além disso, eles promovem o acesso democrático à leitura, oferecendo livros com preços mais acessíveis e realizando trocas, a depender do estabelecimento.

“Quando a gente conversa com a pessoa sobre trocar livros, ela começa a achar interessante a ideia de não acumular coisas, repensando o consumo e priorizando a sustentabilidade”, explicou a proprietária do sebo Capim Guiné, Nathalia Rodrigues.

Para entender melhor esse movimento, fui pessoalmente visitar o sebo Capim Guiné, em Chapecó. Um espaço onde a leitura sustentável vem conquistando cada vez mais adeptos e fortalecendo a economia colaborativa local.


“Muitas pessoas estão fazendo esse movimento de troca. Então a ideia do consumo consciente vai além do fato de simplesmente conseguir livros com um valor mais legal, livros em bom estado. Muitas pessoas acabam voltando com esses livros para desapegar e trocar por outros”, contou o proprietário do sebo, Murilo Milani.

Um estudo recente revelou que boa parte da população sequer sabe o que é um sebo — acredite! A pesquisa também apontou que fatores como falta de tempo, ausência de livrarias e preços elevados são grandes obstáculos que desestimulam a compra de livros.

No sebo Capim Guiné pude encontrar obras de todos os gêneros e com uma qualidade muito boa. E o acervo não se limita aos livros. Murilo e Nathalia contaram que cinco anos após trabalhar apenas com livros, decidiram expandir o acervo, agregando ao espaço discos de vinil, cds, DVDs e até roupas vintage. Sempre priorizando o consumo consciente de itens de qualidade.

Outro encanto dos sebos é a possibilidade de encontrar verdadeiros tesouros literários. Obras raras, edições esgotadas, livros com dedicatórias antigas ou anotações à margem carregam histórias únicas e um valor simbólico que vai muito além do conteúdo. Nathalia e Murilo tem até uma “mala secreta” onde guardam os itens encontrados dentro dos livros. De cédulas antigas à documentos, passando por fotos e outros adereços. Cada exemplar é uma peça viva de memória e afeto, conectando leitores de diferentes tempos e lugares. É como se, ao abrir um livro usado, abríssemos também uma porta para outras vidas, outros olhares e outras épocas.

São milhares de objetos à venda e para troca, mas também encontrei alguns itens raros que, segundo os proprietários, “são inegociáveis”.

Murilo me mostrou um livro autografado por Carlos Drummond de Andrade, considerado por muitos um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro. Drummond faleceu em 1987.

Ao final da visita, saí com a sensação de ter viajado em uma máquina do tempo. Fiquei surpreso com a quantidade de títulos e a variedade de livros disponíveis, tanto para venda quanto para troca. Mas o que me deixou ainda mais feliz foi perceber que o movimento da leitura sustentável vem crescendo e fomentando o comércio local.

E se você ainda não faz parte desse movimento, que tal aderir agora? Procure o sebo mais próximo de você e faça a diferença!

O Sebo Capim Guiné está localizado na Rua John Kennedy, 162 E – Passo dos Fortes, em Chapecó. O atendimento é feito pelo Instagram @sebo_capim_guine ou pelo WhatsApp (49) 99835-7169

Você está visualizando atualmente O importante papel dos sebos na economia circular

Deixe um comentário